O Instituto Nutes de Educação em Ciências e Saúde (UFRJ) e a Escola de Nutrição e Dietética da Universidade do Chile promovem o seminário “Alimentação, Nutrição e Cultura”, no dia 18 de outubro, data em que se celebra o Dia Mundial da Alimentação. O evento contará com conferências, mesas redondas e oficinas.
O Nutes será representado pelo Grupo de Estudos sobre Desigualdades na Educação e na Saúde (Gedes), que faz parte do Laboratório de Currículo e Ensino (LCE). Sob a coordenação do professor Alexandre Brasil, serão apresentados os resultados da pesquisa “Alimentação Escolar entre Povos e Comunidades Tradicionais: aprendizagens e estratégias para a Segurança Alimentar e Nutricional”. Participarão do encontro as pesquisadoras Rute Costa (UFRJ-Macaé), Mariana Petri (IFES/Centro Serrano-ES), Juliana Dias (Nutes) e Daniela Frozi (FioCruz-Brasília).
O objetivo da pesquisa é compreender e descrever as práticas alimentares de povos e comunidades tradicionais e a presença dessas dentro do espaço da alimentação escolar, privilegiando os seus símbolos e significados e considerando a alimentação escolar como espaço-tempo para construção de valores e sentidos relacionados ao Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
O estudo teve início em 2016 com financiamento do CNPQ e o Ministério de Ciência e Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTIC) e os pesquisadores participantes integram a Rede de Pesquisa Latino-americana em Segurança Alimentar e Nutricional (Rede SAN).